segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Oscar marmelada é começo do fim

Tenho feito comentários precipitados ultimamente e depois me arrependo. Isso pode acontecer de novo agora, mas vou dar minha cara pra bater assim mesmo.

Não vi o "Quem quer ser um milionário?", ganhador absoluto do Oscar 2009. Levou 8 brasilinos, incluindo o de melhor filme, que é a estatueta mais cobiçada. Como não vi o filme, não deveria por em cheque tamanho sucesso - de repente a película é mesmo especial. Mas achei que rolou certo exagero concentrado, como acontece de tempos em tempos em Hollywood.

Os indianos são reconhecidamente inteligentes, sobretudo nas ciências exatas. Parece que Deus foi mesmo benevolente em QI quando desenhou os genes mais comuns naquele povo. Mas a sétima arte indiana, conhecida como Bollywood, só tem pujança economicamente falando. São 16 milhões de ingressos vendidos por dia, por uma população de pouco menos de 1,2 bilhões de habitantes. Não estamos falando de qualidade artística que se destaca em relação ao resto do mundo. Estamos falando de pressão econômica que movimenta uma indústria com baixíssimo investimento e alto retorno.

Vi algumas cenas (Internet, TV, Oscar) do filme e achei o que sempre acho dos filmes indianos: feito para eles. Mesmo com a parceria de ingleses, achei as entonações, os enredos, as técnicas empregadas, tudo muito oriental pra me convencer. Mas curiosamente, convenceu a maior indústria cinematográfica (ou pelo menos seu juri).

Não sei se foi implicância conspiratória minha, mas achei que a cada anúncio de estatueta para os indianos (com ingleses infiltrados), mais caras de espanto apareciam na platéia. Mesmo os maiores atores do planeta não conseguiam disfarçar a surpresa... Aqui em casa a opinião foi unânime: teve marmelada nesse Oscar!

E o argumento final que praticamente prova de forma irrefutável minha teoria anglo-curry-conspiratória: até a estatueta de melhor atriz não foi pra Meryl Streep! E quem venceu em seu lugar? Kate Winslet, uma inglesa, isto é, aliada dos indianos, que estão prestes a dominar o mundo (começando pelo cinema)...

Esse negócio de países emergentes, BRIC e etc está fazendo com que os países que sempre tiveram a cabeça no lugar percam o controle. Pelo sim, pelo não, decidi: não vejo mais filme oriental, nem com legendas em inglês. Eles podem conter mensagens subliminares que vão me levar a perder o juízo, inventar teorias persecutórias... merda, acho que já estou ficando maluco...

2 comentários:

Silvinha disse...

giacca, acho que o felipe machado, do estadao, concorda com a sua teoria. vai lá ver:

http://blog.estadao.com.br/blog/palavra/?title=oscar_2009_a_caminho_das_indias&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Plinio Bolognani disse...

Po Giacca, náo sei se este comentário já está atrasado, mas acho que você deveria ver o filme.

Eu confesso que assistí, muito antes deste burburinho todo sobre o filme, e antes da premiação eu assistí "O curioso Caso de Benjamin Button", "O Lutador" e "Quem quer ser um milionário" e eu realmente estava torcendo para que este último ganhasse, pois foi o que eu mais gostei.

Anteontem assistí "Milk" e ainda assim não acho que foi politicagem ou marmelada a vitoria do QQSuM.

Agora você a irá assistir com um conceito de que o filme TEM que ser muito bom para não ter sido marmelada e é bem capaz que você ache ruim o filme. Mas eu diria para você ir (ou tentar) ver esse filme, como se você não soubesse da premiação, vá sem grandes espectativas.