quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Novos rumos da palavra cantada



Rumo (Ao Vivo) (2006)
Grupo Rumo

Este som vai soar meio indigesto pra muitos, mas eu não posso deixar de recomendá-lo fortemente. Não é um som fácil pois foi concebido a partir de um conceito e não para agradar. Qual conceito? O de que é possível cantar de forma agradável sem afinação, desde que se garanta a entonação certa.

Uns garotos talentosos, que estudavam música na Escola de Comunicação e Artes da USP no final da década de 70, resolveram explorar o terreno da semiótica, da linguística (adeus, trema) e a relação dessas duas áreas com a música. Mas não fizeram tese acadêmica, não. Criaram o Grupo Rumo, que chegou a fazer algum sucesso, ainda que restrito a um pequeno grupo de meio intelectuais, meio de esquerda.

Um dos principais criadores desse movimento (chegou a ser chamado assim na época) é o Luiz Tatit, que eu considero a figura mais interessante daquele bando. Ele é um compositor-intérprete elaborado e preciso. Não é vituoso, nem exagerado. Também não é óbvio, afinal a música deles nem era considerada música por muitos. Mas ele ilustra o conceito que defende em cada nuance de qualquer composição - taí, ele é consistente e fiel (ao conceito). Não é genial, nem essencial, mas é constante.

Pra começar, recomendo que busquem no YouTube os vídeos do Rumo. Há vários lá, pois recentemente lançaram um DVD com revivals, mas acho que as músicas que melhor ilustram o estilo são Carnaval do Geraldo, Delírio, Meu e a sensacional Essa é pra acabar!. Detalhe importante: quem canta nesses vídeos é a Ná Ozetti - que eu não suporto! O próprio Tatit cantando é imensamente melhor.

Recentemente, o Luiz Tatit e o Paulo Tatit (sim, claro, são irmãos) partiram pra caminhos distintos, mas semelhantes. O Luiz (é o de barba) tem gravado álbuns-solo, mantendo sua constante qualidade de cantar falando. O Paulo liderou um grupo que tentou modernizar o conceito, mantendo seu cerne sob uma carcaça renovada, conhecido como Palavra Cantada. Acho que ambos merecem posts específicos, portanto, paro por aqui - pra não perder o Rumo...

Um comentário:

mélis disse...

O irmão Tatit é daquelas musiquinhas inteligeitor for kids, né?
I love Palavra Cantada!