segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Dica de Carnaval: Cool Jazz



The Instrumentals (1999)
George Benson

Em pleno Carnaval, a festa mais celebrada por quase todo brasileiro, recomendo ouvir este álbum instrumental do guitarrista de jazz mais pop dos Estados Unidos. George Benson ficou famoso, para alguns, com o hit On Broadway e, para outros, com a "polêmica" envolvendo o Jorge Bem.

Pra quem não lembra nem do George Benson, nem da polêmica, explico: o nosso malemolente compositor carioca, cujo nome artístico havia sido por décadas "Jorge Bem", alegou, na década de 80, quando estava passando por uma fase de ostracismo, que foi obrigado a mudar o nome para "Jorge BenJor", a fim de diferenciá-lo do guitarrista americano. Segundo Benjor, o flamenguista estaria perdendo vendas para o jazzista ianque, cujo nome, pronunciado rapidamente, parecia (segundo ele) o de Jorge Bem. Assim, pessoas que queriam comprar CDs do carioca, levavam por engano os hits do americano. Claro que isso foi uma grande mentira, mas ajudou Benjor a ressurgir das cinzas para gravar um CD meia-boca (Jorge 25) e desaparecer novamente logo em seguida.

Enquanto isso, George continuou com sua pouco conhecida carreira, gravando umas bobagens por aí. Este álbum que estou indicando para o Carnaval é um que foi lançado mais ou menos na época que o Benjor inventou a babozeira. E vejam que o "malicioso guitarrista" se aproveitou de mais um sucesso brasileiro. Ele grava Dinorá, Dinorá, de forma que nem mesmo o Ivan Lins seria capaz de reproduzir. Mas tudo bem, a gente continua escutando esse "ladrão de carreiras" assim mesmo. E mesmo durante o Carnaval...

Nenhum comentário: