sábado, fevereiro 14, 2009

Minha estréia foi com Medo de avião


Medo de Avião (1979)
Belchior

Belchior é um cantor-compositor cearense que pertencia ao mesmo grupo de músicos vindos de Fortaleza de que fazia parte o Fagner. Este último eu confesso que não suporto, nem como compositor, nem como intérprete. Mas pelo Belchior sempre tive simpatia e apreço, mais como letrista que como vocal.

O álbum Medo de Avião talvez não seja o preferido daqueles que conhecem a carreira desse cearense de bigodes, mas pra mim acabou tendo um valor diferente. Foi o primeiro LP que eu comprei por escolha própria, na loja de LPs que exisita no Carrefour da Marginal Pinheiros, próximo de casa. Eu tinha 7 anos na época, quem pagou o LP foi minha mãe, mas a escolha foi só minha - acreditem se quiserem!

Eu tinha ouvido a faixa título Medo de Avião cuja harmonia com baixo cromático e ar de Beatles tinha me deixado intrigadíssimo. Depois, acabei curtindo todas as canções, com destaque para Pequeno perfil de um cidadão comum e Comentario a respeito de John.

Eu gostava particularmente da faixa Brasileiramente linda, que não fez sucesso algum, mas a letra me intrigava, pois era escrita de uma forma gráfica diferente, que eu admirava e achava inovadora, sem saber que era uma ideia oriunda do concretismo brasileiro. Não encontrei na Internet o desenho da letra e já não tenho mais o LP pra poder scanear. Se alguém encontrar uma letra do Belchior que parece um poema do Haroldo de Campos, entenderá na hora a que me refiro.

Nenhum comentário: