quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Fondue no rabo dos Suíços

Tive a felicidade de conhecer alguns países da Europa (poucos na verdade). A Suíça foi um deles e, nesse caso, posso dizer que conheci bem pois fiquei 2 meses por lá, passeando por 10 cidades.

Minha percepção geral era de um país fantástico. Gente educada, com a vida ganha e aquele jeito de quem já tem pedigree, não precisa se rebaixar.

Mas esse primeiromundismo parece ser válido somente durante as vacas gordas. Na época de dificuldades, a máscara cai. Tô escrevendo duramente pra criticar a Suíça, mas sei que acabo sendo injusto. O motivo foi a barbárie cometida por 3 idiotas adeptos de um partido neonazista, contra uma brasileira, que morava lá legalmente, trabalhava numa multinacional, mas carregava no corpo as marcas de sua brasilidade (pele morena).

Além da brasilidade, ela carregava dois gêmeos em seu ventre, perdidos após 15 minutos de espancamento. Com o corpo retalhado e uma dor enorme e eterna na alma, a brasileira (que estava lá legalmente!) tenta se recuperar do choque, enquanto as autoridades suíças parecem nem ligar para o incidente.

No meu caso, não sofri nenhuma discriminação, nem assédio, nem ofensa, muito menos agressão. Somente fizeram de tudo pra dificultar meu visto, quando a crise financeira nem havia começado. Mesmo assim, senti-me profundamente ofendido e vitimado ao ver uma brasileira sofrer tanto, sem razão alguma.

Primeiro dificultaram a entrada na Espanha. Depois, começaram a agredir brasileiros e outros turistas verbalmente em Londres. Agora, espancaram uma brasileira na Suíca. Vamos fazer o seguinte, quando aparecer gringo por aqui, vamos descontar na mesma moeda pra eles verem como é bom?

Sei lá, nem consegui organizar muito as idéias, mas fiquei bem puto com essa história. Tenho muitos amigos e conhecidos indo pra Europa em condições semelhantes (trabalhando em multinacionais, entrando legalmente) pra ficar tranquilo vendo isso.

Só resta acompanhar as ações do Itamaraty na apuração desse absurdo. Até perder a raiva, nada de fondue e Lindt. Só quero feijoada e quindim! E deixa um Suíço aparecer aqui no Carnaval pra você ver o pedala que eu vou dar no filho da mãe!!!

Link para a notícia: aqui

2 comentários:

Silvinha disse...

afff... sei lé se é mais revoltante ou mais triste. nem dá mesmo pra pensar direito. isso é assunto soco no estômago.
pior que doença e acidente e morte (que são coisas da vida) é a violência humano versus humano, porque dá uma sensação de que podia ter sido evitada. de que não precisava criar esse perrengue...
c'est de la merde. people sucks sometimes.

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Puta que pariu! Inconformado com tamanha estupidez.