sábado, maio 02, 2009

Astronomia

— Melancolia nostálgica


quando menino,
fitava demoradamente o céu estrelado
sempre em busca de uma estrela cadente
de brilho raro, embora efêmero.
sobre ela eram mil as estórias de graças alcançadas
—sobre as outras, só se sabia a Astronomia.

varrendo o firmamento
em busca do sonho cadente,
desperdiçava o espetáculo evidente
do Cruzeiro do Sul,
das Três Marias
e das pequenas luzes de brilho intenso
que compõem a constelação de Escorpião.

assim seguiram-se os anos:
o mistério ofuscando a obviedade;
a abundância fomentando a indiferença.

hoje,
quando o ar metropolitano oculta a imensidão astral
e nada se vê através da calota cinzenta,
o que me conforta o espírito
não é a imaginação das tais estrelas
em queda sobre a linha do horizonte,
mas a lembrança saudosa
do Cruzeiro,
das Marias,
e do rosa-avermelhado de Antares
escondidos atrás da cortina de fumaça.


Marcio Giachetta Paulilo
São Paulo, 01 de Julho de 2002

4 comentários:

Silvinha disse...

eu gosto de olhar o céu. sempre gostei. o cruzeiro e as marias são, na verdade, tudo que conheço decor. só sei reconhecer estas. e por isso são as que procuro primeiro, pra me sentir em casa. pra ter certeza que por mais que tudo esteja zoado aqui em baixo, lá em cima as coisas mantém uma certa ordem. sei lá. me ajuda a por o dia-a-dia em perspectiva, sabe?

giacca, synbad, tchuca... disse...

sei, sim, entendo o q está dizendo perfeitamente. na infência eu olhava mais admirado pro céu, cheguei a pensar em estudar (seriamente) astronomia - astrologia eu acho interessante, mas é tão desprestigiado cientificamente e tão suscetível a charlatanice que eu acabo me desinteressando. mas continuo achando que olhar pro cosmo - sob qualquer perspectiva, astrofísica, metafísica ou até exotérica - nos dá, de alguma forma, alento.

Plinio Bolognani disse...

por que acontece isso? acho que toda as infâncias foram marcadas com olhares marcantes para as estrelas.

Em que momento deixamos de olhar para cima e começamos a olhar só para baixo?

sinto falta das marias e do cruzeiro do sul. E para falar a verdade nunca conseguí achar as outras constelações...

giacca, synbad, tchuca... disse...

boa pergunta, pili. nao sei a resposta, nao sei qdo resolvemos olhar so pra baixo. acho ate q resolvemos olhar so pro umbigo ou, no minimo, nos distanciamos demais da vida natural. as campanhas pro-natureza hoje sao mais intensas, mas antes era mais natural apreciar a natureza...