terça-feira, maio 19, 2009

Perdi

Eu sou péssimo em negociações, tenho que adimitir. Sou ruim em outras tantas coisas, mas acho que não levo jeito mesmo nessa arte de obter vantagens através da argumentação.

Há 3 semanas comecei a negociar a compra do apartamento acima do meu. O prédio é bom, as vagas também e o apartamento estava lindo. Precisava de uma reforma, mas não seria muito longa ou dispendiosa.

Eu fiz aquilo que reza a cartilha da negociação: defina seu limite, ofereça menos pra chegar onde você quer, pra fazer uma concessão encontre um bom argumento, derrube os exageros do seu interlocutor com fatos concretos.

Até hoje às 20hs eu estava convicto que tinha feito tudo certo. Eu havia feito uma proposta pouco abaixo do que o vendedor queria. Senti que ele esteve perto de dizer sim, mas queria tentar algo melhor. Eu, pra ser sincero, poderia ter pago o que ele pedia, mas achei que estava exagerado e confiei no meu poder de barganha.

Meus planos eram fazer mais uma rodada de oferta, desta vez pra fechar. Só esqueci de combinar com o resto do mundo: nesta semana apareceu alguém que achou que valia a pena pagar o que o ex-proprietário pedia.

E me deu uma sensação de derrota, porque agora que sei que alguém ofereceu o preço pedido, não consigo acreditar mais na hipótese de que este comprador seja um mal negociador, mas apenas na de que eu fui demasiadamente ambicioso ou lento.

Ouvi ruidos de móveis sendo arrastados, preguinhos sendo colocados na parede. Indícios de gente feliz no lugar em que eu cheguei a planejar a decoração. Sorte para o novo morador.

8 comentários:

mélis disse...

Com a experiência de quem é, também, péssima em negociações, eu vou te dizer uma coisa, que vc provavelmente sabe e só tá esquecendo no momento: VAI APARECER OUTRO MUITO MELHOR.

e eu não estou dizendo isso pra ser polyana ou legal. Vai mesmo. Assim é.

e ah, que se dane esse apressadinho...com certeza perdeu dinheiro. pensei.

Silvinha disse...

giacca, comprar a casinha da gente funciona mais ou menos assim: quando vc achar que "é esse!", nem vai mais se preocupar tanto com a negociação.
se nao rolou com esse é porque nao era pra ser.

Cacá Amadei disse...

O pior mesmo é não poder derrubar as paredes entre o seu ex-futuro-apê e o do Beto...
Mas a grande questão agora é: Que que eu faço com a churrasqueira que encomendei no Polyshop???

naninha disse...

não teve sorte no 'jogo'? pode ser que tenha sorte no amor!

Plinio Bolognani disse...

cara, mete um som no maximo ai, fica batendo no teto com uma vassoura, rouba o jornal dele de manhã, para na vaga dele lá na garagem, etc...
Quem sabe ele não desiste.

giacca, synbad, tchuca... disse...

tks melis, sil, naninha...
caca, qual eh o prazo pra devolver a churrasqueira? vou ver se compro um maior agora...rs

giacca, synbad, tchuca... disse...

boa, pili! que fairplay, que nada! eu vou eh expulsar o cara daqui... rs... pensei...

Mia Sílvia disse...

Dá licença, vou me intrometer: não é que eu seja espírito de porco, não, mas ADORO os comentários do Pili! Tão direto-ao-ponto, menino fantástico.