domingo, agosto 02, 2009

Gênio indomável

O mundo conheceu hoje 2 peças novas-antigas do Mozart. Segundo especialistas que analisaram os manuscritos, as obras teriam sido compostas pelo gênio aos 8 anos e transcritas pelo pai, já que o prodígio ainda não havia aprendido notação musical.

O que confirma que ele tinha 8 anos? A época do documento e certa imaturidade, patente pelos excessos de virtuosismo demandado ao executor das peças. O que confirma que eram do Mozart? Segundo o próprio intérprete, especialista em instrumentos de teclado antigo (e.g. cravo), ele teve de se esforçar muito pra acompanhar os saltos e as aberturas solicitadas pelo guri. Uma peça daquela envergadura técnica e características só poderia ser dele.

Mas o que impressiona, além da precocidade e da qualidade das músicas (afinal, são obras do Mozart, cacete!), é uma estatística básica de que só me dei conta agora. O Amadeus começou a tocar com 3 e compor com 5 anos, tendo vivido até os 35, acumulando 600 composições, o que significa uma média 20 composições por ano!

Considerando que não eram composições como "Dança da motinha", mas sim umas 40 sinfonias (do nível da 'Flauta Mágica'), uns tantos Noturnos, e umas quantas Sonatas... considerando que, no caso das sinfonias, ele compunha, arranjava e escrevia partituras pra dezenas de instrumentos (e não apenas o piano)... e considerando ainda que foram 20 por ano, quer dizer que ele compôs 2 daquelas obras espetaculares a cada mês!!!

Bom, dito isso, acho que podemos tirar no mínimo 3 importantes conclusões irrefutáveis:
(1) Dá pra entender por quê há muitos anos a humanidade parou de atribuir o título de "gênio" às pessoas, mesmo àquelas com alto QI e elevada distinção.
(2) Dá pra confirmar que o Mozart merecia esse título de "gênio" e mesmo estando morto há 250 anos ele continua sendo "o cara" na música.
(3) Dá pra compreender por quê a Renault resolveu batizar aquele belíssimo tom de AZUL do Twingo com o nome de "AZUL MOZART". Que orgulho que me deu agora!!!

5 comentários:

Lavi disse...

Esse cara só compôs música velha

Silvinha disse...

roxo.

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Ainda existem dúvidas! Tempos que não te vejo.

M disse...

Ninguem eh perfeito.
Ele era famoso por ser daltonico.
tinha problemas especialmente
com o azul (confundia com o roxo)
Por isso a Renault deu o nome da cor
de "azul" mozart.

Lavi disse...

Pensei que a fama dele tivesse vindo da música, não do daltonismo