quinta-feira, janeiro 29, 2009

Reforma é o caralho! Me dá meu trema de volta!!

Não quero parecer chato. Até entendi o conceito por trás da reforma ortográfica. E não sou de me apegar a coisas sem valor. Nem tenho medo de novidades, de ter que aprender algo novo ou de novo. Tá tudo certo, mas não está sendo fácil...

Por exemplo, não me grila (oh, suéter!) perder o circunflexo das duplas vogais em voo e veem. Pra essa eu me doo, olho a cartilha e abençoo. Mas desde que isso não atrapalhe os que me leem, senão eu magoo. Não me digam os que me leem que eu facilmente enjoo, pois isso é falso para os que me creem. Agora, ficou difícil ir ao zoo! Parece coisa de gringo! Essa eu não perdoo.

Mas não é intransigência. Você que me lê, para e pensa: se pode manter o circunflexo diferencial em "pôde", como sempre pôde, porque os demais têm de desaparecer? Pelos pelos que me restam na cabeça, essa regra me pela o saco! Para o mundo que eu vou descer! Pode pôr de volta o diferencial ou não respondo por mim...

E tem mais. Fico frequentemente perplexo com a linguiça, que perdeu o viço quando lhe sequestraram o trema. Não vivo mais tranquilo. Só a Bünchen me consola agora.

Nenhuma ideia mais me apoia - virei um debiloide paranoico resistindo sozinho nesta odisseia. Não me conformo que o acento agudo que permanece no herói não persista no heroico, nem aqui, nem na Coreia. Sem falar na falta do acento no "i" e no "u" tônicos após ditongos, que desapareceram desta baiuca gramatical. Que feiura!

Querem ver outra incoerência? Virou facultativo pôr circunflexo pra diferenciar a forma da fôrma. Qual é a forma da forma, se eu facultar a favor desta abolição? Tão me entendendo?

Até aqui tudo bem, eu aguento (mesmo sem o trema). Até porque algumas mudanças vieram pra melhor. Por exemplo, o acento e a sílaba tônica andam juntos naqueles verbos que têm dupla pronúncia possível: delínquo ou delinquo (neste último, com pronúncia dura no "u"), enxáguo ou enxaguo. Não muda nada na prática, pois ninguém usa esses verbos, mas se usarem, ficou mais fácil: é só escrever igualzinho à pronúncia!

Mas pra não dizerem que sou radical, quero explicar o que realmente me enxágua a paciência. É o maldito novo uso do hífen. Esse tá de fuder! Porque isso sempre teve regra e exceções. E eles tiveram a pachorra (oh, suéter!) de mudar tanto as regras quanto as exceções! Ou seja, agora o subumano perde o "h". A autoestrada tá escrita atacada, assim como o coautor. Parece que foi anteontem que eu aprendi a escrever e agora o que eu sabia já não vale nada! Isso é antipedagógico! Deve ter sido coprodução de algum pseudoprofessor hiper-requintado e superotimista. Como é que eu vou lembrar de separar micro-ôndas e escrever paraquedas tudo junto? Isso foi obra de algum mandachuva superexigente! Não quero ser ultrarresistente, mas preciso deixar clara minha dificuldade em olhar pro meu autorretrato. Passaram o hífen do pontapé para o pan-americano - é ou não é um contrassenso?

Bom, já desabafei. Expus minha indignação. Sei que não adianta chorar. A reforma foi feita, os países todos assinaram, 2012 tá logo aí! Mas espero que a Microsoft atualize logo o corretor ortográfico do meu editor de texto. Afinal, por que eu tenho que aprender tudo de novo se nem mesmo o microcomputador é capaz de autoaprendizagem?

E.T.: Sim, eu tive a manha de pesquisar e conferir tudo que está escrito neste texto. Esse é o problema de ser insone e gostar de escrever.

6 comentários:

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Caracas fudeu!! Very cool! Imagino o trampo que deu...hehehe. :()

Silvinha disse...

HAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHAH!
darling, esse texto tá animal!ainda bem que você é um insone que escreve ao invés de contar carneirinhos.
321: pula. 322: pula. 323: pula...

mélis disse...

Ai que alívio ter amigos-inteligentes! um resumão gramatical desses nem a tia-onélia da 4ª série seria capaz de fazer ( digno de imprimir e deixar do lado do teclado, enquanto a Microsoft não atualiza o corretor)
agora, algumas regras ( pra não dizer a maioria ) eu não vou seguir, ficaram absurdas, anti-estéticas. Onde já se viu 'micro-ôndas'? que feio!

Plinio Bolognani disse...

FAN-TAS-TI-CO!!

muito bom mesmo Giacca, se me permitir enviarei esse texto ao Globo, posso?

e só para não perder a deixa de fazer uma piadinha infâme:

o que vc sentiu mesmo foi a retirada do "trema na linguiça" né?

hahahaha

Mia Sílvia disse...

Parabéns! uma "senhora" aula de atualização!
Didática e divertida, valeu.

naninha disse...

Genial! Mas, por conta do blog, descobri que o "chapeuzinho" já era facultativo em fôrma. Na dúvida, uso 'assadeiras' em minhas receitas.