terça-feira, janeiro 06, 2009

Bien venido é o cacete!

Dia 26 de Dezembro de 2008, oito e meia da noite. Ou quase nove. Eu afivelava o cinto na apertada classe econômica de um Airbus da TAM, com destino a Madrid. O objetivo era passar 8 dias viajando por algumas cidades do sul da Espanha, com um grupo de amigos. E o objetivo foi cumprido, mas com alguns incidentes pitorescos.

Dormi amassado, acordando a cada meia hora pra ajeitar a coluna. Mas curti alguns filmes e a perspectiva de uma virada de ano inusitada. Chegamos de madrugada, com passaporte e blackberry na mão, na fila da aduana.

Sim, blackberry. No mundo moderno a gente (no caso, eu) acha que não precisa imprimir nada, basta ter a informação e tudo vai dar certo. Mas meu diálogo na alfândega foi um pouco diferente.

- Cuanto tiempo pretiende quedar en España?
- 8 días.
- En que Hotel?
- AC, tengo la ubicación aquí en el blackberry...
- Tiene el voucher de Hotel?
- No, solo la reserva, pero no impresa.
- Y el billete de vuelta, lo tiene aí?
- No impreso, pero el blackberry si...
- No, no. Cuanto tiene en contado?
- No traigo contado. Pretiendo hacer un levantamiento en un ATM...
- Está empleado?
- Si, si.
- Tiene una carta invitación de su empresa?
- No...
- Lo siento, va a tener de esperar un poco...

Nas minhas aulas de espanhol, não me ensinaram que "un poco" significa 3 horas e meia. Fui o primeiro a ser barrado na aduana e eles usam o sistema First-In Last-Out. Ou seja, meu passaporte ficou no fim da fila da malha fina.

Quando finalmente fui entrevistado, me repetiram as mesmas perguntas. E eu, dei as mesmas respostas. Desta vez, o entrevistador me perguntou se eu tinha comigo os cartões de crédito que pretendia usar. Um deles, era um Amex Platinum, mas não aquele que é para poucos, mas sim um genérico, que muitos podem ter. Mesmo assim, ao ler a palavra "Platinum" o agente da aduana chamou seus colegas e mostrou admirado:

- Vês, el tiene un Platinum!

E assim, por ter um cartão corriqueiro Amex com a inscrição que remetia a algo importante, fui considerado rico e tive minha entrada autorizada na Espanha. Ainda bem pro país visitado e para os cartões de crédito porque eu realmente gastei uma fábula na viagem.

E eu que achava que falar o idioma, ter cara de moço honesto e um blackberry seriam suficientes pra me por pra dentro. Que nada, se não fossem os analistas de crédito americanos, "bien venido" seria o cacete!!

Um comentário:

mélis disse...

Me lembre de sempre adentrar a Europa por Lixxxbôua! Ora pois! que nem minhas obiturações tem cor de platinum