segunda-feira, maio 02, 2011

Ciência ou ficção: quem é o pai do Exo-Man?

Um dos caras que eu mais admiro na ciência é o neurocietista Miguel Nicolelis, que tem laboratório na Duke University, planos antigos de desenvolver um centro de pesquisas de ponta no Brasil, e há muitos anos conduz pesquisas que superam a expectativa de dedicação que se pode ter em relação a qualquer profissional.

Como a vida imita a arte e vice-versa, procurei um paralelo no cinema para ilustrar minha admiração. Encontrei um personagem que é um paralelo da vida. Refiro-me ao Dr. Sayer, de Tempo de Despertar (1990), criado à luz das pesquisas incansáveis de Oliver Sacks. Miguel Nicolelis é o nosso Oliver Sacks.

Ontem nosso louvável cientista foi citado nesta reportagem do Estadão, destacando um projeto seu de devolver movimento a tetraplégicos. Até muito pouco tempo isso não seria um projeto, mas um sonho utópico. As pessoas realmente espetaculares têm essa característica de perseguir e concretizar o impossível.

E recorrendo novamente ao cinema, recordei de um filme, Exo-Man, não tão memorável como o citado anteriormente, mas que agora é digno de nota. Na película, datada de 1977, um professor atacado pela máfia fica tetraplégico e consegue voltar a andar (e lutar contra o crime) através de um exo-esqueleto por ele criado, numa alusão antecipatória do projeto do Nicolelis.

Um comentário:

Silvinha disse...

giacca, desde 2007 o nicolelis ja tem um centro gigante de pesquisas no brasil. é o instituto internacional de neurociencias de natal (inn-els), financiado grandemente pelo casal safra.

o nicolelis tem se mostrado uma pessoa excepcional na área da ciencia, nao apenas pelas qualidades de pesquisador, mas pela excelente habilidade de usar a midia a seu favor, captar recursos e fazer lobby no melhor sentido possível. ele tambem tem pontos de vista extremamente criticos (e pertinentes) ao sistema perverso de producao cientifica e publicacao no brasil. ele mostra que as exigencias dos orgaos reguladores nacionais acabam fazendo com que os centros tenham que dedicar a maior parte de seus recursos para atingir standards internacionais sem sentido para as necessidades do pais.

o cara consegue fazer coisa seria no pais da piada pronta. um brilhante guerreiro que aprendeu a usar as regras do jogo... o cara e' bom.