terça-feira, dezembro 16, 2008

Conversas com a Fräulein

Vida de solteiro tem revéses. Um deles é que apesar de ficar pouco tempo em casa, o solteiro continua precisando de uma empregada, faxineira ou - como no meu caso - uma Fräulein.

Costumo chamar minha faxineira, cujo nome verdadeiro é Miriam, como Fräulein porque no início ela costumava demandar mais atenções do que estou acostumado a dedicar a qualquer pessoa, incluindo eu. Precisava saber o que eu queria que fizesse, como, obter consentimentos sobre horários e dias da semana em que trabalharia, queria se comunicar comigo.

Com o tempo, ela percebeu que não haveria problemas com relação ao dia da semana e horários, já que eu nunca estou lá pra verificar. Combinamos um nível de serviço esperado, que ela tem mantido quase regular. Mas continuava pendente a demanda por comunicação.

Pra resolver isso, estabelecemos, de forma tácita e ocasional, uma comunicação remota, assíncrona e informal, através de um moderno e sofisticado meio: um caderninho que fica sobre a mesa da sala. Nele, a 'governanta' manifesta suas ordens e eu justifico minhas ineficiências. E assim vamos levando.

Longe de mim querer ridicularizar as definiências de educação da Miriam, que se esforça ao máximo para escrever de forma compreensível. Mas com freqüência, os textos são hilariantes, menos pela forma que pelo conteúdo. Agora, às vésperas do Natal, trocamos anotações bastante ilustrativas da graça dos textos, que passo a transcrever...

marcio não esqueça minha caixinha de natal quem sabe eu mereça obrigado mirian


Achei sensacional essa idéia de iniciar a frase cobrando e terminar com a ressalva de verificar se tem cabimento o pedido. Uma forma eficiente de fazer um statement sem querer ser demasiadamente impositiva.

Respondi por escrito, no caderno:

Mirian, sua caixinha está junto com o pagamento. Venha semana que vem, depois volte somente no dia 06/Jan. Obrigado.


Sei que é estranho cancelar a faxina em cima da hora, mas vou viajar, ficar 2 semanas fora, prefiro que ela nem venha.

Hoje, o comentário foi ainda melhor:

marcio obrigado pela caixinha e semana que vem eu vou vim na segunda porque na terça e vou para a mulhe que eu vou na quinta por causa do natal pode ser não mim ligue 4xxxxxxx
lave as roupas para mim passa na segunda
Deus ti abencoi mais e mais
compre candida


Qualquer mulher que leia este recado, a definiria como "fofa", por conta do "mais e mais". E se eu soubesse o significado da expressão "fofa", eu concordaria. Ela foi mesmo simpática, mesmo terminando a mensagem com um "ah, lembrei de pedir algo que tava faltando". Coisas que o editor de texto resolveu nas nossas vidas, mas que no modo anacrônico de conversação são inviáveis...

4 comentários:

Silvinha disse...

giacca, eu nunca mais vou conseguir escrever. to intimidada pra sempre. writers block eterno depois de ler esse texto sensacional. to aqui na madrugada, insone, chorando de rir sozinha. eu gosto da miriam. bjs. depois me empresta um cd do djavan.

Silvinha disse...

voltei pra ler de novo. e rir tudo de novo...

giacca, synbad, tchuca... disse...

nao vem com essa de intimidada, nao! eu voltei a escrever por inveja do seu blog! e olha que eu praticamente abandonei a literatura e a musica por causa dos indicadores de performance e demonstrativos de resultados... nao por gosto, mas por necessidade... pode retomar os posts ai! e muito obrigado pelo carinho! bjs!

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Hehehe, Giaccs, eu achei muito divertido, fiquei imaginando sua cara de contradição tentando to make sense dos bilhetes. U rule!