sábado, julho 25, 2009

Música de Vanguarda



Vanguart (2007)
Vanguart

Quem me conhece há algum tempo sabe que eu tenho um defeito (dentre vários) que trás consequências desagradáveis pra quem me cerca. Eu gosto de música de vanguarda. O que é isso? É aquele tipo de música que é feita muitas vezes por pseudointelectuais, visando a romper com a estética predominante, aquele papo cabeça. Tipicamente, esse tipo de música cai no esquecimento alguns meses depois de aparecer.

No caso do Vanguart, banda matogrossense cujo nome já diz mais ou menos a que veio (referência à estética de Andy Warhol), talvez o futuro seja diferente. Ou não. Eles fazem um som honesto, com personalidade. Vi os caras na MTV, em programas que abrem espaço para comentários da banda, com apresentações ao vivo. O que me chamou a atenção não foi exatamente a qualidade técnica, nem o estilo, tampouco a inovação (até porque as bandas de vanguarda atualmente são sempre meio Los Hermanos). O diferencial foi a autenticidade. Eles não apenas se levam a sério como acreditam mesmo no que fazem como sendo bacana. E considerando que o meio pop é repleto de bandas com problemas de autoestima, ter essa autoconfiança é no mínimo diferente. Além disso, o fato de virem a público com repertório original em três idiomas é também inovador. Não fazem versões, mas criam em Português, Inglês e Espanhol. Aqui, um comentário sem maldade, mas sincero: o Espanhol do Helio Flanders me parece meio fajuto, mas vá lá.

As canções que prefiro (e, neste caso, estou alinhado com a crítica) são Semáforo (anterior ao álbum, de 2002) e Los Chicos de Ayer (não encontrei link). Vale a pena pra quem não liga de ter de insistir um pouco pra conseguir gostar de uma música.

Palha d'Oeste II

Outros sites que contëm palha d'oeste:
- Lavi: http://mlavi.blog.uol.com.br/
- Cynthia: http://lareina-lagatta.blogspot.com/

sexta-feira, julho 24, 2009

Palha d'Oeste

Os seguintes blogs possuem palha d'oeste*:
- Ia: http://ia-vinha.blogspot.com/
- Melis: http://womenglow.blogspot.com/

(*) Por definição, mais do que 5 dias de inatividade caracterizam o estado palha d'oeste...

domingo, julho 19, 2009

Comédia familiar hipotética em um ato

SOBE O PANO.

Uma jovem encontra familiares e amigos do "ficante", candidato a namorado, por ocasião do aniversário de seu irmão. Um primo médico e brincalhão do candidato se aproxima da mesa do quase-casal, cumprimenta o primo e interpela a jovem.

- Oi, tudo bem? Como é seu nome?
- Giuliana.
- Ah, tá. Olha, você tá de parabéns, viu?
- Por quê?
- Parabéns por estar saindo com meu primo e por ter encarado o convite dele de vir encontrar a gente. O problema é que esse meu primo sai com uma garota por semana. A gente não consegue nem guardar os nomes delas. Como é mesmo seu nome??

Uma tia, querendo ajudar o sobrinho e tirá-lo da situação criada pelo primo, se aproxima e interrompe a brincadeira.

- Olha, minha filha, não dê ouvidos, é tudo mentira. Eu NUNCA vi o Marcio sair com mulher na vida! Nunca!!!

E o encontro inusitado termina com o comentário sapientíssimo do primo.

- Às vezes, a emenda fica pior que o soneto, não é mesmo?

CAI O PANO.

Melhor assim

- Dói?
- Um pouco, mas tá bom...
- E se eu virar assim...?
- Hmm... aí só fica bom...

quarta-feira, julho 15, 2009

Ê, Santo Amaro!



Em 13/07, na Rua Guajaratuba, no bairro Campo Grande em Santo Amaro, veículo tentou atravessar córrego pela passagem de pedestres e ficou entalado... I wonder...

Só podia ser em Santo Amaro!!!


Fonte: Estadão

Fraulein (again)

marcio você
esqueceu meu
dinheiro deiche
em cima da mesa
amanhão 6 hora eu
passo aqui 6 da
manhão ta desculpe
eu bebi um
gatorade estavão
com cede não
tinha agua

domingo, julho 12, 2009

Pergunte ao House o que aconteceu com o Mickael


Já não tava agüentando mais falarem do Michael e das bizarrices dele em vida. Agora, a última novidade é a investigação sobre a real causa mortis do artista. Para uns, dentre os quais a irmã Latoya, houve uma conspiração internacional, com direito a acusação de assassinato. Para outros, o artista negro-branco-quase branco-quase-preto-de-tão-preto sofreria de uma doença rara – um tipo de lúpus.

Sobre a conspiração não vou comentar. Mas sobre o lúpus, preciso lembrar as sábias palavras do House: “It’s not lupus. It’s never lupus”.

Ditadura, não, nem de graça

Graças a Deus, a intelectuais, a ativistas políticos, a imprensa persistente e a muita gente do bem e com visão de mundo orientada à liberdade, o Brasil não corre perigo iminente de voltar a ser uma ditadura. E a estabilidade econômica com instituições sérias já existe há tempo suficiente pra soarem estranhas as atitudes autoritárias dos nossos vizinhos latinos.

Evo e Chaves vinham se destacando nas demonstrações de autoritarismo recentes, combatendo o capitalismo de formas cretinas e, pior, inócuas. Chaves virou uma espécie de personagem grotesco que tem mantido viva a pergunta do Caetano na canção Podres Poderes: “Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica que sempre precisará de ridículos tiranos?”

Ignorando a canção e os resultados da estabilidade com liberdade, Chaves serviu de exemplo para o presidente hondurenho, Zelaya, que resolveu que queria se perpetuar no poder a qualquer custo e tentou o velho truque de dar o golpe de Estado. Suprema Corte e militares melaram os planos do líder, que acabou deposto e afastado.

Diante do conflito entre golpistas e resistentes, o presidente costa-riquenho veio servir de mediador. Embora o nome do chefe de Estado da Costa Rica seja uma piada pronta – Óscar Arias – parece que o fálico presidente, apoiado pela OEA e pelos EUA, vai conseguir convencer o golpista hondurenho a retornar ao país, reassumir o cargo e desistir do sonho de permanência no poder.

Vamos torcer para que o chavismo vá aos poucos perdendo o vigor. E se não der certo, a gente dá um jeito de mandar o líder índio pro ‘Oscar Arias’... e torce pra ele nunca mais voltar de lá!

quinta-feira, julho 02, 2009

Registro importante

Ontem, dia 01 de Julho de 2009, meu irmão, Fabio, e minha cunhada, Patricia, receberam a feliz confirmação de que eu vou ser tio. Sim, sim: EU VOU SER TIO!

Este registro é, na verdade, a minha segunda externação de parabéns -a primeira foi para eles diretamente- juntamente com os votos mais sinceros e intensos de infinita felicidade pros dois.

Começou mais uma vida, com todas as dores e delícias do convívio humano. Meu irmão inaugurou o clã dos Giachetta-Paulilo e deve ter dado uma sobrevida ao nosso pai de uns 10 anos, se bem o conheço...

Vida longa e próspera a nós todos! E que o herdeiro(a) seja bem-vindo!