domingo, setembro 20, 2009

Desatualizado

Sempre tentei escrever direito, respeitando a norma culta. Não porque eu não aceite inovações ou inventividades, mas porque acho que a língua deve evoluir não às custas da ignorância e, sim, pela constatação coletiva (e lenta) de que alguma construção se tornou desnecessária.

Não é novidade pra ninguém que eu já estou usando a nova reforma ortográfica, como exemplifiquei neste post antigo.

Agora, eu não havia sido comunicado sobre algumas mudanças que jornais de grande reputação vêm utilizando.

Por exemplo, no meu tempo quando se falava nos Estados Unidos usava-se o plural: "Os EUA sabem viver". No entanto, a Folha tem adotado uma regra diferente, como se vê no seguinte exemplo (primeira página, dia 20 de Setembro):

EUA sabe que está errado sobre programa nuclear iraniano, afirma aiatolá Ali Khamenei

Líder do Irã disse que Obama busca mesma política de antecessores. EUA vai fazer manobra militar com Israel.


Essa mudança foi consentida ou acordada publicamente? Saiu em algum almanaque que eu perdi? Ou será que eu estava sob o efeito de drogas quando memorizei a regra antiga?

Tô sempre desatualizado...

Nenhum comentário: