segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Melhor filme

Finalmente, chegou o grande prêmio da noite. Minha torcida era para A Origem. Mas em função da atualidade do tema, minha expectativa era de que venceria A Rede Social. Qualquer um destes eu consideraria justo. Achei ainda errado incluir o Toy Story entre os candidatos a melhor filme, porque é uma comparação desigual. E finalmente, the oscar goes to... The King Speech! Ou seja, não contabilizei no placar, ficando com: 24, 16, ou seja 66% de justiça no meu indicador pessoal de expectativa. No geral, achei o programa todo bacana, valeu a pena esperar até o final.

Orcargou NOT

Eu geralmente acho os apresentadores do Oscar meio patetas. O Billy Cristal é uma exceção, ele consegue fazer leituras como se estivesse improvisando e improvisa como se a piada tivesse sido escrita. Ele é um craque, mas muitos bons comediantes e atores já subiram no palco e se deram mal. Ou seja, havia nesta noite dois candidatos óbvios a Oscargou: Anne Hathaway e o garoto do 127 horas (ok, o nome dele é James Franco). No entanto, ambos foram muito bem e portanto não mereceram a estatueta do mal. Acho até que a Anne Hathaway superou todas as expectativas (não bastasse continuar absolutamente linda).

Melhor ator

A Sandra Bullock apresentou muito bem os candidatos. O texto estava bacana, embora não fosse dela, mas ficou mais leve do jeito que ela apresentou. Eu queria que o Javier Barden ganhasse, mas minha aposta foi o Colin Firth. Para considerar a vitória justa, somente uma vitória deste dois ou do garoto do 127 horas aumentaria meu placar de "justiça". Como deu Firth, o placar ficou 23, 16.

Melhor atriz

Finalmente, uma estatueta bem esperada. Eu gosto muito da Natalie Portman, posso estar até sendo injusto com as outras atrizes neste ano. Digo isso porque não achei o Cisne Negro o melhor filme de todos os tempos, achei apenas bom, e a Natalie estava bem no papel. De qualquer forma, tendo ela ganhado, justiça foi feita. O placar fica: 22, 15.

Enrolação

Impressionante. Chega na metade do Oscar e eles começam a enrolar, apresentando os premios especiais, as vinhetas, as homenagens, e nada de virem os prêmios que a gente está esperando para poder ir dormir. Acho que quem escreve esse suspense do Oscar é o Spieldberg....

Melhor diretor

Achava que os irmãos Cohen iam ganhar, mas deu Tom Hooper (Discurso do Rei). Mas não considero um erro por isso o placar fica 21, 14.

Melhor canção

Sensacional. Venceu a ótima canção do Toy Story 3! Placar: 20, 13.

Melhor montagem

Achei que o Cisne Negro merecia, por conta daquela linguagem meio poética, que alternava delírio e realidade. Mas a acadamia quis concentrar os prêmios em torno de poucos vitoriosos. Placar: 19, 12.

Melhor efeito visual

Neste filme qualquer candidato é uma boa escolha. Eu queria A Origem, e este foi o vencedor. Placar: 18,12.

Melhor longa documentário

Nesta categoria o Brasil estava competindo com o Lixo Extraordinário. Não vi o filme, mas achei o trailler digno de a gente não ganhar, sobretudo porque é o típico filme propaganda negativa do país, na minha visão. A Oprah não entregou estatueta para o Brasileiro, e sim para o Inside Job, que é um filme de temática global, polêmica. Enquanto isso, a gente continua pegando coisas do nosso micro mundo e querendo achar que interessa a todos. E o comentário do diretor foi melhor ainda: "ninguém foi preso pela crise de 2008 - isso é uma fraude!". Achei justo. Placar: 17, 11.

Melhores curtas (documentário, drama)

Sem comentários nesta categoria. Não vi nenhum dos filmes. Mas achei o Luke Matheny, que venceu o melhor curta dramático, um grande babaca. Parecia um misto de Didi com Quanto mais idiota melhor. Computei apenas um voto dos 2 filmes. Placar: 16, 10.

Melhor figurino

Acho este prêmio sempre meio bobo, sobretudo considerando que os filmes de Hollywood são cada vez mais focados em lobisomens, vampiros, mágicos, etc. A vencedora não me incomodou, só me irritou um pouco ela ter escrito o discurso de agradecimento num papelzinho ridículo. Bom, mas tudo bem o forte dela é figurino, não discurso. Placar: de 14, 9.

domingo, fevereiro 27, 2011

Melhor maquiagem

Os filmes deste ano estavam tão fracos em termos de maquiagem que não tinha como não dar Wolfman. São 8 acertos de um total de 13 estatuetas.

Melhor edição de som

Outra categoria que não faz sentido para mim. Neste caso, não vou computar o voto, porque pareceu que o pessoal está indo na onda dos favoritos. Placar: de 12, 7.

Melhor mixagem

Desde que inventaram esta categoria (não faz muito tempo, acho que existe há apenas 2 ou 3 anos), eu sempre achei esquisita e confusa, misturando-se com trilha original, sobretudo quando o filme é de ação. Como eu não tinha favorito, vou computar um voto de acerto: de 11, 7.

Melhor trilha sonora

Achei todas as trilhas deste ano absolutamente comuns, pareciam verdadeiras trilhas incidentais. Neste caso, vou computar um voto de acerto apenas porque não tenho opinião formada. Placar: de 10, 6.

Melhor ator coadjuvante

Estava torcendo pelo Geoffrey Rush (Discurso do Rei), mas em todos os lugares que li o preferido era Christian Bale (Vencedor). Os outros indicados me pareciam coadjuvantes demais. Acabou dando o favorito, que foi receber a estátua no melhor estilo Machado de Assis (barba old fashion). O Oscar está muito previsível este ano. Na minha contagem, de 9 prêmios, são 5 acertos.

Melhor filme estrangeiro

O favorito era Por um Mundo Melhor, mas para mim deveria ganhar o Biutiful. Apesar de meu favorito não ter ganho, não posso considerar um erro da academia... Placar: de 8, 5 acertos.

Melhor roteiro original

Para mim, não tinha dúvida neste quesito: A Origem. Idéia genial, muito bem implementada. Falaram que o filme era confuso, porque havia muitos sonhos um dentro do outro. Não consegui entender a crítica, o filme era muito bem montado, merecia ganhar. Acabou dando O Discurso do Rei. Placar: de 7, 4 acertos.

Melhor roteiro adaptado

Este prêmio tinha que ser do 127 horas. É absolutamente difícil contar essa história em 2 horas e com tanta maestria. Mas deu Rede Social, o filme preferido do público. Achei forçado, portanto, de 6 prêmios, 4 acertos.

Melhor longa de animação

Esse era barbada: Toy Story 3, claro. Placar: de 5, 4 acertos.

Melhor curta de animação

Sem opinião formada neste caso. Ganhou o favorito da crítica. Placar até agora: 4 prêmios, 3 acertos.

Melhor atriz coadjuvante

Eu não tinha favorita, mas achava que a australiana desconhecida ia ganhar. De novo não vi todos os filmes, mas acho que o prêmio dado a Melissa foi politicamente correto (em função de toda polêmica que rolou contra ela). Só que ela foi bem chatinha e demorou demais na hora de buscar a estatueta... Para mim, de 3 prêmios, 2 acertos.

Agora, genial mesmo foi a participação do Kirk Douglas: apesar de bem velhinho, estava engraçado, espirituoso, simpático, jovial, sensacional!

Oscargou #2

Na TNT, vazou um comentário em off do Rubens Evald Filho, quando o programa ia para os comerciais: "Esse ano vai ser rápido". O que vai ser rápido? O Oscar? Ou o intervalo? Ou a paciência das pessoas que assistem vai acabar rápido? De qualquer forma, Rubens, o Oscargou é seu!

Melhor fotografia

Começaram a se confirmar algumas apostas. Estavam dizendo que A Origem ia levar vários prêmios técnicos. Eu sempre acho difícil avaliar fotografia, porque tecnicamente os filmes americanos têm sido impecáveis. 2 prêmios, 2 acertos.

Melhor direção de arte

Não vi todos os indicados. Mas pela amostra que apresentaram no programa, pareceu justa a vitória de Alice. É daqueles filmes malucos que precisam de muita imaginação para que a decoração dos cenários ajudem o expectador a entrar no clima. Até agora, 1 prêmio, 1 acerto.

Acertaram a mão

Os apresentadores estão muito bons nesta edição, o que é raro.

Dieta conhecida

O Rubens Evald Filho está fazendo a mesma dieta que eu: a dieta da lua oculta. Signifca que ele só não come quando há eclipse lunar, o que explica ele estar parecendo o Marlon Brando no fim da carreira (e da vida).

Aposto que...

... o Colin Firth vai gaguejar na hora de receber a estatueta... piada pronta!

O primeiro "Oscagou" vai para o lixo

O primeiro "Oscagou" da noite vai para o mineiro presidente da cooperativa de catadores de lixo de BH Tião Santos. Além de estrelar o curta-metragem "Lixo extraordinário", que concorre ao Oscar, o catador candidato a celebridade sem preparo já está falando no tapete vermelho como se fosse gente importante. Fala demais, irrita até os jornalistas, que cortam seus comentários quase sempre. O cara é chato, mas foi convidado para a festa...

And the "Oscagou" to...

Hoje é dia da 83a edição da maior premiação do cinema internacional, o Oscar. E nada melhor para inaugurar os posts simultâneos desta noite do que divulgar, antes da festa, meus palpites para os principais prêmios. É um misto de desejo e expectativa...

Melhor filme: Rede social
Melhor ator: Colin Firth
Melhor atriz: Natalie Portman
Melhor roteiro original:  A origem
Melhor roteiro adaptado: 127 horas
Melhor direção: Irmãos Cohen
Melhor filme estrangeiro: Biutiful

Ah, sim. E aproveito para anunciar que este Blog criou o prêmio "Oscagou", para conceder nos momentos de cagada, a todos que falarem bobagem na festa, aos tradutores simultâneos atrapalhados, às piadas sem graça dos apresentadores, aos prêmios abusrdamente atribuídos a alternativas menos merecedoras e assim por diante.

domingo, fevereiro 20, 2011

Twítica 5 : Barraco

Sempre odiei, so vc n via! RT @raulz: sempre fiz isso, vc nunca reclamou! RT @sonia: odeio qdo vc da microarrotinhos! Yeau! RT @raulz: burp!

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Twítica 3 : À primeira vista

magrinha, olho azul, peito e bundinha basicas, linda. cintura cabe nas maos. nome: @clara. como a luz do sol do lulu, agora minha #love4ever

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Talvez

E na onda do bom Português, a Adriana do BBB11 mandou hoje a seguinte constatação: "Talvez eu seje (sic) burra, mas o que eu posso fazer?"... Nada.

É difício

Hoje o Ronaldinho se despediu do futebol. Momento triste para ele e para o esporte, que perde um de seus maiores craques de todos os tempos. Mas como bom filho da puta, não posso perdoar o deslize que ele deu na despedida: "(...) Fiz todos os sacrifíceis (sic) que alguém pode fazer (...)". Eu sei que é sacanagem, afinal ele estava num momento "difício"...

domingo, fevereiro 13, 2011

Na minha mão é mais barato!

O Egito está passando por uma transformação importante em sua história. Como tantos outros países, vai sofrer um bocado e viver muita instabilidade no caminho da plena democracia. Hoje o Museu do Cairo, que tive a oportunidade de conhecer há meia década, foi saqueado e várias peças de Tutan Kumon foram subtraídas do acervo. Minha dúvida é: pra quê? O que o sujeito vai fazer com essas peças? Vender pra turista como réplica?

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Twítica 1 : Nascimento (em 140 caracteres)

40a semana, @luana ainda em pe, sem tempo pra dar a volta na barriga de @laura antes da cesaria. felizes os 3. a cara do @pai. 44cm, 3.4kg