sábado, novembro 29, 2008

Gurus da previsão do futuro em Wall Street

Nesses dias de rescaldo dos efeitos da crise financeira, vi uma reportagem no mínimo curiosa sobre o desemprego nos Estados Unidos e a procura por gurus que prevêm o futuro.

Dizia que os gurus da previsão, aqueles no estilo Mãe Diná, estão em alta na terra do Tio Sam. Em tempos de baixa credibilidade em relação às previsões científicas dos analistas financeiros e dos operadores do sistema bancário, o cidadão comum norte-americano tem optado por seguir os conselhos de quem se orienta por indicadores nada cartesianos, levando os gurus a serem mais procurados que os gerentes de banco.

Aparentemente, Jupiter está alinhado com Vênus e, segundo as previsões astrais, isso implica num período de longa incerteza, que ainda pode perdurar por meses, anos até. Dizem ainda que o tal alinhamento verificado em nosso sistema solar seria responsável pela redução importante do preço do petróleo, pelo enxugamento da liquidez global, pela volatilidade do dólar e do euro. Parece que o socorro prestado pelos bancos centrais em diversos países, a entrada em recessão da Alemanha e da França, e até o crescimento de 7% da China, restrito e preocupante, seriam decorrentes do cruzamento das órbitas dos corpos celestes.

Ainda em função da confusão astral, as conseqüências da crise no Brasil tenderiam a ser menos severas. Mesmo com a queda brusca do preço do barril, que esmagaria a margem do produto oriundo do pré-sal, a Petrobrás manteria os investimentos e o país deverá crescer entre 2.5% e 3.5% em 2009, com oportunidades únicas de fusões e aquisições para os setores e empresas que sofreram menor impacto no fluxo de caixa com o abalo do sistema bancário norte-americano.

O curioso mesmo é que os planetas sejam tão influentes na economia global e o recente viés economicista da opinião dos tais gurus. Ou talvez, os analistas financeiros e brokers de bancos de investimento que perderam seus cargos no auge da crise tenham identificado uma nova oportunidade de ocupação e substituiram Wall Street por pequenas bibocas com luz indireta, bolas de cristal e cortinas de miçangas. Mesmo assim, continuo sem saber se devo ou não dar ouvidos aos gurus da futurologia. Ou melhor, posso até ouvir o que dizem, mas não deixo o meu dinheiro com eles de jeito nenhum...

segunda-feira, novembro 24, 2008

Giachettada: Em busca da "pegada" ideal

Toda mulher diz que homem pra valer a pena não precisa ser bonito, nem forte, nem inteligente: basta ter "pegada".

Mesmo imaginando que fosse apenas um expediente das fêmeas humanas pra reduzir nossa auto-estima coletiva e acabar com a tranquilidade masculina, lancei-me na busca incessante pela tal "pegada" ideal, solução para todos os problemas de um homem heterossexual.

Assim, cancelei os execícios físicos, abandonei o cuidado com os tubérculos. Suspendi a leitura e os estudos. Desisti do entendimento estético, escondi os espelhos. Toda ação girava em torno da busca pelo desenvolvimento da "pegada"...

Até que recentemente, dei-me conta de que qualquer esforço seria em vão. Retomei imediatamente as pesquisas, tirei a poeira dos livros e almanaques. Iniciei séries intermináveis de abdominais, fiz alongamentos inextensíveis. Passei a cuidar do visual, abandonei os hidratos de carbono.

Tudo porque pesquisadores norte-americanos constataram: "pegada" mesmo quem tinha era o abominável homem das neves...


Foto: O apresentador norte-americano Josh Gates mostra a suposta pegada do 'Abominável Homem das Neves', em Katmandu (Foto: Gopal Chitrakar/Reuters)

PS: Este post é uma versão resumida, como sono e raiva de uma pane informática que ocorreu enquanto eu escrevia o texto original, 4 vezes maior e mais elaborado. Quando perdi o texto, pensei em abando nar o post, mas acabei me conformando em escrever uma versão sucinta. Coisas de um imbecil no mundo tecnológico...

domingo, novembro 23, 2008

A segunda começa no domingo

Cheguei há pouco de fora. Sim, sei que esta frase traz embutida um trocadilho pronto, de mau gosto até, mas é um fato. E como sempre acontece aos domingos, fiquei naquela dúvida sobre como aproveitar os últimos minutos do fim de semana.

Toco violão ou baixo, ou guitarra, ou qualquer outro instrumento quase-parado, quase-vivo que tenho em casa? Ou vejo algum DVD? Ou leio um pouco pra me despedir do descanso e me preparar para a nova semana?

Invariavelmente, acabo diante da TV, assistindo aos programas de fim de noite do assinante NET vidrado em GNT: Marília Gabriela Entrevista, Manhatam Connection, Irritando Fernanda Young. Aí sim, vou dormir, mas antes olho os e-mails...

Nessa de ver e-mails, descobri que entre sexta-feira às 17hs e domingo às 22hs recebi cerca de 20 mensagens de trabalho, todas com "pepinos flamejantes" anexos (de diferentes tamanhos). Isso é pra começar bem a semana, com uma noite de sono antevendo a desgraça do novo dia de trabalho. Mas também, pra quê eu fui abrir a caixa de correio??

Aprendi uma lição e decidi por uma resolução: domingo à noite não se checam e-mails; melhor aproveitar o tempo para fazer um novo post e terminar com tranquilidade o merecido fim de semana.

Espero lembrar disso na semana que vem...

sábado, novembro 22, 2008

Antes tarde que mais tarde

Pois é, eu era o último ser vivo que não tinha visto (nem lido) o Código da Vinci. Deixando de lado, por razões óbvias, aquele tipo de comentário manjado do tipo "o filme é bom, mas não se compara ao livro", registro que o filme é bom, ponto. Passatempo justo, digno de uma produção hollywoodiana. Ponto.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Links aos outros

E para aqueles que não sabem ainda...

Tenho os seguintes "blogues":

"Bologue do Giacca" - http://1dos2caras.blogspot.com - é este aqui mesmo, não vá entrar em loop recursisvo infinito...

"A essência do pensamento cotidiano" - http://mgp.blogspot.com

"My ex-pace" - http://mgpaulilo.spaces.live.com/

E se me der na telha faço outros...

Eu voltei... agora para ficar...

Corinthiano é o cacete! Eu sou espada! Só fiz menção pouco honrosa à chansong do "Rei" (como querem alguns) que simbolizou o retorno do time alvinegro à primeira divisão porque foi a primeira associação feita por minha mente doentia. Sim, poderia ter sido "aleluia", mas veio "eu voltei".

Como vocês podem perceber (ou não), meu último post nest blog foi em 2006. Mas agora pretendo usar com maior freqüência esta bagaça.

O que me fez mudar? Pressão de seres humanos que ficaram insistindo pra eu retomar o blog. Eu havia largado mão porque me faltava um tema importante ou tempo para registrar algo com esmero. Mas diante da pressão cotidiana, pau-no-rabo do esmero! E que se me venham as merdas 'malescritas'! Vou dar ao mundo o que ele merece!!

E pra re-estrear com classe, inauguro um novo estilo: o blog-pílula. Trata-se de um post singelo, quase tweeter, que sirva de atualização (pra garantir a continuidade) sem pesar na rotina (pra garantir a não-desistência). E assim vamos...